Pacientes

Dicas ao Fisioterapeuta - Reabilitação artroscopia

A reabilitação é fundamental para o sucesso da cura do paciente. Desenvolvemos algumas diretrizes para a reabilitação pós operatória da artroscopia do quadril  baseadas em nossa experiência clínica e nas informações que a literatura nos oferece. Seguem algumas sugestões:

1. Evitar as elevações de perna estendida. A prática das elevações de perna estendida nas primeiras 8 semanas de pós operatório tendem a ser a principal causa de dor anterior durante o processo de reabilitação. Ela estimula excessivamente o músculo Reto Femoral e flexores do quadril provocando processo inflamatório.


2. Parte fundamental do tratamento é a estabilização e treinamento do CORE já no pós operatório imediato. A estabilização segmentar do complexo lombar pélvico é muito importante para oferecer base estável para o processo cicatricial.


3. O fortalecimento do complexo póstero lateral do quadril também é importante, pois proporciona estabilização da pelve nas atividades dinâmicas, evitando que se acentue o valgo dinâmico e o vetor de força para lesão labral.


4. Os alongamentos analíticos dos membros inferiores não devem ser esquecidos. Apenas ter cuidado com o alongamento do grupo muscular dos abdutores do quadril para evitar conflito e irritação labral.


5. As decoaptações (trações) articulares também são bastante indicadas para alívio dos sintomas articulares e ganho de amplitude de movimento. Os cuidados maiores são com as manobras de decoaptação + Rotação Interna do quadril nas primeiras 4 semanas.


6. As progressões nas cargas do exercícios devem respeitar a competência da musculatura estabilizadora do tronco;






Serviço de Fisioterapia e Reabilitação:

Dr. Alexandre Marek

Fone: (54) 9149.8600

alexandremarek@yahoo.com.br

alexandremarek@iotrs.com.br