Patologias

Labrum Acetabular

O que é?


Estrutura fibrocartilaginosa localizada na periferia do quadril, junto ao acetábulo ( parte da bacia que faz parte da articulação do quadril).




Qual a Função do labrum acetabular?


A principal consiste em aumentar a superfície de contato entre o acetábulo e a cabeça do fêmur, mantendo um “vácuo" ou pressão negativa dentro do quadril fazendo com que aumente a estabilidade da articulação. Além disso está relacionado a nutrição da cartilagem articular e a percepção da posição em que o quadril se encontra.



Como o labrum pode sofrer uma lesão?


Basicamente o labrum pode sofrer lesão de três formas:  


1- Traumática, especialmente em atividades esportivas que exijam movimentos de rotação do quadril. Embora esta seja a causa mais compreendida, é a que menos comumente ocorre.

2-Geralmente as lesões labrais ocorrem na presença de IMPACTO FEMOROACETABULAR, pois no momento em que ocorre o contato anormal entre o rebordo da bacia e o fêmur o labrum é esmagado ( no caso do impacto pincer) ou arrancado do acetábulo ( impacto came).


3- Quadril Displásico: neste caso, o acetábulo é raso demais, o que faz com que o labrum seja hipertrófico (aumentado de tamanho) o que faz com que esteja predisposto a lesões especialmente em pacientes após a 4ª década de vida.




Muitos pacientes apresentam lesões labrais encontradas em exames de RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, mas que não provocam dor, sendo necessário uma avaliação médica especializada para então, poder definir a necessidade de tratamento e se for o caso, o melhor tratamento.